O chefe de indies da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, deixará a empresa em 15 de janeiro de 2025 após 31 anos, ele anunciou.
"Estou deixando a Sony Interactive Entertainment em 15 de janeiro de 2025...", disse Yoshida em uma entrevista no Official PlayStation Podcast. "É como anunciar a data de lançamento de um novo jogo, [algo] que não faço há muito tempo [risos]."
Ele continuou: "Estou com a PlayStation desde o início, e este é meu 31º ano com a PlayStation. E quando cheguei aos 30 anos, pensei, hmm, talvez seja hora de seguir em frente. Sabe, a empresa está indo muito bem. Eu amo [o PlayStation 5], amo os jogos que estão saindo nesta plataforma. E temos novas gerações de gestão que respeito e admiro. E estou muito animado com o futuro da PlayStation. Então, você sabe, a PlayStation está em boas mãos. Pensei, ok, esta é a minha hora."
Yoshida se juntou à Sony Interactive Entertainment, depois à Sony Computer Entertainment, quando ainda era apenas um departamento sob o criador do PlayStation, Ken Kutaragi.
"A equipe de Ken estava fazendo o desenvolvimento, e havia outra equipe sob a Sony Music Entertainment Japan fazendo jogos para o Super Nintendo, e essa era outra equipe pequena se preparando para fazer jogos para o PlayStation", disse Yoshida. "Então as duas equipes se fundiram, a equipe de Ken sob a Sony e a equipe de Sato-san sob a Sony Music Entertainment Japan, para criar a Sony Computer Entertainment em novembro de 1993. Quando a empresa foi estabelecida como uma joint venture, demos uma festa e todos estavam em um quarto no hotel [risos]. Lembro que tínhamos cerca de 80 pessoas no total. Éramos muito pequenos."
O trabalho de Yoshida era falar com editores e desenvolvedores no Japão, fazendo ligações e visitas na esperança de que eles fizessem jogos para o PlayStation. Yoshida eventualmente se tornou presidente da Sony Computer Entertainment Worldwide Studios, hoje conhecida como PlayStation Studios, antes de deixar o cargo para liderar a iniciativa de jogos indie da Sony Interactive Entertainment.
“Quando eu estava gerenciando [o PlayStation Studios] trabalhando com grandes estúdios, fazer jogos AAA era ótimo”, disse Yoshida. “No entanto, quando eu ia a eventos como a E3 ou a Gamescom, eu sempre ia para a área de jogos indie. E eu encontrava jogos que eu gostava, e muitas vezes o desenvolvedor estava lá exibindo-os. Então eu tirava uma foto com o desenvolvedor, tentando ajudar a promover esses jogos.”
Quanto ao que o futuro reserva, Yoshida disse que, embora ainda não tenha planos, ele gostaria de permanecer na indústria, ajudando desenvolvedores de jogos independentes.
“Tenho alguns eventos para visitar. O Game Awards é em dezembro. Tenho compromissos com o Taipei Game Show em janeiro e o DICE Summit em fevereiro, porque estou no conselho... então continuarei a fazer isso. Mas, fora isso, não tenho planos. Eu aproveito meu tempo livre... Gostaria de continuar a ajudar desenvolvedores ou editores independentes se precisarem de mim. Então, provavelmente continuarei a ajudar essas equipes independentes criativas e talentosas no futuro.”
Fonte: Gematsu